sexta-feira, 29 de março de 2013

Pão de queijo

"Ué, Raphael... Você é mineiro?" É o que todos me perguntam quando digo ser um entusiasta do pão de queijo. Não, não sou diretamente mineiro. A mãe do meu pai era mineira, o que faz de mim, no máximo, 1/4 mineiro - dá pra ter o passaporte, ao menos. Por gostar muito da iguaria, sou exigente quanto ao seu sabor, textura e modo de apreciação. O pão de queijo não pode ser massudo (lembrando uma borracha Faber-Castell, daquelas com plástico verde em volta) e de forma alguma ressecado. Quando um pão de queijo me aparece ressecado, eu tenho a certeza de que fiz algo que não agradou Papai-do-Céu...

Como é então o pão de queijo digno do nome? O pão de queijo no qual todos os outros deveriam se inspirar? A Madre Teresa daquelas bolotas amareladas?

Antes de mais nada, nesse caso tamanho É documento e o pão de queijo deve ser grande e imponente - daqueles que você olha e vê que ficará satisfeito. A parte de fora deve ser crocante, mas não a ponto de a crosta arranhar o céu da boca. O interior (parte importantíssima), deve ser grudento, um pouco salgado (tipo manteiga), levemente úmido/oleoso e mais quente que a parte externa. Apesar de ser delicioso sem "complementos", a adição de alguma geleia de frutas vermelhas dá um resultado interessante... Eu pessoalmente não gosto de comer com outros tipos de geleia e nem mesmo alguns queijos que costumam ser recheios populares.

pao de queijo macio
O grude do bem.

Onde encontrar esse nobre pão de queijo em apreço? Ele está em um lugar um tanto inesperado. Nenhum café famoso, nenhuma lanchonete da moda... O melhor pão de queijo que comi na vida, originário de Goiânia, é vendido na BANCA DE JORNAL do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Esse preenche todos os meus requisitos. Inclusive já comi um no dia seguinte sem que ele perdesse a qualidade. Dizem que o segredo é o forno usado por lá. Mas eu gosto de acreditar que, lá em Goiânia, ele é feito carinhosamente por alguma vovó, seguindo uma receita milagrosa, guardada a sete chaves, que passou de geração em geração. Faz dele ainda mais gostoso...

banca de jornal do ministerio da justiça
O forno, o resultado, o local

Por RFM-Pimenta

4 comentários:

Aline Brittes disse...

Compartilho com você a apreciação por essa iguaria.
E o que você escreveu sobre o pão de queijo perfeito, é EXATAMENTE isso!!!

Daniel Macedo disse...

Tenho que provar! :)

Dom Rafa disse...

@Aline: você tem autoridade pra falar. No Rio tem uns excelentes! Ah! Esqueci de mencionar. Como passa muita gente lá, a rotatividade é altíssima e o ditocujo está sempre quentinho!

@Daniel: tem sim. Pra quem gosta, é parada obrigatória!

Daniel Macedo disse...

Quero ver esse pão de queijo grande e imponente! Vou mandar logo dois!